As estrelas e o Menino Jesus

23 dezembro 2011


Hoje recebi um e-mail em que essa pessoa diziam que parou para olhar o céu, contemplar as estrelas e relacionou isso ao Nascimento de Cristo. Isso me fez pensar sobre a semelhança das estrelas e a vida de Cristo. Tá certo, parece estranho eu tentar fazer esse tipo de relação, mas acompanhem o meu raciocínio.

Quando olhamos para o céu, a noite, enxergamos estrelas brilhando. De vários tamanhos, de intensidades variadas. O que afinal vemos? Não sou um especialista em astronomia, mas sei que a estrela mais próxima de nós está de fato há uma distância que não sou capaz nem mesmo de mensurar. É muito longe. A luz que esta estrela irradia, viaja pelo universo durante centenas e até milhares de anos, para que possamos contemplá-la. Se isso é verdade, provavelmente algumas dessa estrelas que enxergamos no céu, nesse momento são estrelas já mortas, mas que, por essas coisas incríveis da natureza, continuam irradiando luz através de milhares de anos pelo universo.

Fiquei pensando que esta é uma figura que me remete à Deus, ao nascimento do menino Jesus, o qual celebramos sempre na noite de Natal. Não é exatamente isso que acontece? Jesus morreu na cruz por nós, há mais de dois mil anos, mas continua irradiando luz sobre a terra, continua presente no céu de nossos corações, continua enfeitando nossa vida de alegria. E mesmo antes de nascermos, Deus já gestava essa luz para que pudéssemos contemplá-la milhares de anos após sua morte, exatamente como acontece com as estrelas que precisaram morrer há milhares de anos para que pudéssemos contemplar hoje o seu brilho.

Quando estamos na escuridão, se olharmos bem, seremos capazes de enxergar a luz que irradia do coração de Deus, assim como somos capazes de perceber a estrela brilhando no céu escuro.

Na noite de Natal, se puderem, permitam-se contemplar o brilho das estrelas e lembrar que Jesus, assim como elas, continua irradiando sua luz no coração da humanidade.

Feliz Natal.

0 Comente aqui: