4 anos de Mariana

13 setembro 2011

Nascimento da Mariana
1 aninho da Mariana
2 aninhos da Mariana
3 aninhos da Mariana

     Ainda me lembro bem daquele 14 de setembro de 2007. Acordamos cedo para ir ao Hospital (infelizmente não deu pra a Mariana nascer pelo parto normal, pois a Clarissa teve diabestes gestacional, o que no fim até se mostrou benéfico, pois a Clarissa se cuidou muito e fez tudo direitinho durante a gravidez). O horário marcado era 6h daquela sexta-feira. Lembro que quando saímos de casa ainda era escuro. Estávamos felizes, radiantes, mas muito nervosos e ansiosos. Aquele era o dia tão esperado, tão sonhado. Um dia que foi gestado em nossas mentes e corações (e de muitos outros que vivem perto de nós) durante os quase 9 meses que antecederam aquele momento. Eu não sabia bem o que viria, como seria minha vida depois daquele dia. Não tinha certeza de nada além da única certeza que me invadia a alma: eu era a pessoa mais feliz do mundo.
     A Mariana nasceu, os anos foram passando e aquela certeza mudando. Hoje, a única certeza que tenho é que sou a pessoa mais feliz do que a pessoa mais feliz do mundo. Não há como explicar o amor sentido por um pai (pelo menos o que eu sinto é assim). A explicação do amor paterno é como uma prolixidade às avessas, pois a explicação do amor paterno trata-se de um excesso de ideias exprimidas em poucas palavras. Não há concisão no amor.
     Os que conhecem a Mariana vão entender bem o que estou escrevendo aqui. A Mariana é uma criança alegre, amante da vida, que gosta de partilhar seus momentos com os outros, que entrega seu amor gratuitamente aos que se aproximam dela, que cuida e cultiva aqueles que se aproximam dela, que tem interesse no outro, que não tem vergonha de demonstrar o que sente, que não tem qualquer tipo de preconceito. Claro que sei e conheço os seus defeitos, mas prefiro exaltar aquilo que pra mim supera qualquer defeito e qualquer dificuldade: a capacidade de amar.
     Nesses quatro anos de vida da Mariana, creio que eu também aprendi muito sobre tudo isso que escrevi sobre ela. Na verdade, tenho certeza que aprendo muito mais sobre a vida e sobre o amor com a Mariana do que ela aprende comigo. Nós dois (e aqui falo muito em nós dois, porque é um relato de pai, mas sempre que digo dois, leia-se três, pois a Clarissa é parte integrante disso tudo também) temos aproveitado muito a nossa convivência, pois temos sido capazes de permitirmo-nos experenciar sem medo da consequência que essa experiência possa nos causar, mas sendo capazes de parar para pensar e entender os efeitos dessas transformações. Parece algo complexo para uma criança de apenas 4 anos, eu sei, mas é exatamente assim que enxergo a caminhada da Mariana. Espero que ela continue vivendo essa liberdade de pré-conceitos e seja capaz de constriuir seus próprios conceitos e valores, a partir daquilo que recolhe de suas experiências e, porque não, das observações que faz das vivências daqueles que estão próximos.
     Minha filha, um feliz aniversário e que Deus continue sempre te abençoando.

4 Comente aqui:

Flávitcha disse...

Dr. Felipytcho!

É de emocionar tuas palavras de pai.
É mais comum ver uma mãe corujando seus filhos do que um pai...mas quando um pai é assim como você, a gente tem que admirar, pois por não ser assim tão comum é que se torna admirável e LINDO!PARABÉNS por ser assim com sua filha,você é um dos exemplos de pai.
PARABÉNS também para a Clarissa, pois acho vocês uma família LINDA!
E claro, para a Mariana muitas felicidades, saúde e brincadeiras.
PARABÉNS MARIANA! Abraços da tia Flávia.

Camile disse...

Como tu disseste, quem conhece a Mariana sente e vê tudo isso que tu escreveste. Não tem exagero de pai, não. Vocês são uma família maravilhosa e nós queremos tê-los sempre por perto da nossa família também. Parabéns para Mari e que ela continue sendo assim, exatamente como ela é. Ela vai crescer, aprender cada vez mais e vai mudar em muitos pontos, mas a essência eu tenho certeza que fica. Um abraço. Camile
(Óbvio que chorei,né)

Vanessa disse...

Felipe!!!!
Muito lindas tuas palavras... acho que os filhos são reflexos dos pais. Parabenizo vcs pelo aniversário da Mariana e por ela ser como é...
Beijo grande,
Vanessa

Clarissa disse...

Além da capacidade de amar, a Mariana tem outra caraterística que eu adoro, sempre que ela faz alguma coisa legal, um passeio, um cinema,uma ida na casa de um amigo... no final ela diz: "foi o dia mais feliz da minha vida!" Quero aprender com a Mariana, que todo o dia seja o dia mais feliz da minha vida!Quero aprender com ela a curtir intensamente tudo que a vida me proporciona!
Parabéns minha filha, que tu siga me ensinando a amar e ser feliz! TE AMO!