Relacões em 140 caracteres

31 agosto 2011


Tenho pensado muito sobre esse tema. Fala-se muito nas maravilhas das redes sociais e de como as pessoas se encontram/reencontram através delas. Realmente é verdade. Nos encontramos/reencontramos com muita gente. Pessoas que conhecemos bem, outras nem tanto. Grandes amigos de infância e outros que mal sabemos o nome. A minha pergunta é quão amigos são os nossos "amigos" do Facebook, por exemplo? Como começar ou mesmo manter uma amizade em 140 caracteres?

Quanto mais avançamos no uso das redes sociais (virtuais), menos participamos das redes sociais (presenciais), ou seja, menos nos relacionamos com as pessoas em sua intimidade, no toque, olhando no olho, abraçando, chorando junto, rindo junto, apenas conversando sobre qualquer coisa ou mesmo sem falar nada. Esse relacionamento verdadeiro (o presencial) anda meio perdido, meio dora de moda. A gente "ganha" mais tempo mandando um SMS, "curtindo" uma frase deixada no "Face" ou respondendo alguma coisa em míseros 140 caracteres no twitter. Não é assim?

As pessoas têm dito que as redes sociais têm exposto a vida das pessoas. Eu penso diferente. Pra mim, as redes sociais são mais um escudo. Ali podemos escrever qualquer coisa, sem mostrar o tom de voz, o rubor da face, a lágrima, o sorriso, nada. São frases estéreis, sem conteúdo emocional, sem a força da intenção, sem a fraqueza/fortaleza do olhar. São apenas palavras jogadas ao vento, que podem ser compreendidas, ou não, pelos que as leem. Ninguém consegue falar do que pensa, dos seus sentimentos, de sua vida em 140 caracteres, pelo menos não consegue fazer isso em profundidade. Essa é minha preocupação. As relações humanas têm se dado em apenas 140 caracteres, rasas, sem profundidade, sem compreensão. São relações construídas sobre a areia e não sobre a rocha (se me permitem parafrasear o evangelho de Mateus).

É claro que gosto de utilizar o twitter e o facebook, como muitos sabem, mas o que quero dizer hoje é que essas ferramentas não podem ser substitutas do abraço, do toque, da conversa olho-no-olho, da partilha de vida que se dá "convivendo fisicamente". Uso e continuarei usando essas ferramentas, assim como uso o blog (ainda bem que tenho mais de 140 caracteres pra escrever aqui), mas tenham certeza que os meus amigos eu quero estar perto, quero abraçar, quero olhar seus olhos, quero chorar/rir junto, quero partilhar a minha vida e meus sentimentos segurando suas mãos.

0 Comente aqui: