Da série: Ensinamentos da Mariana - Entendimentos

01 agosto 2011


   Semana passada, estávamos no carro pela manhã, como fazemos todos os dias, para levar a Mariana para a casa dos avós, onde fica pela manhã antes de ir pra escola. Me lembro ela falando que tinha duas vovós. Ela dizia assim: "pai, eu tenho duas vovós. A mãe da minha mãe e a mãe do meu pai". Momentos depois ela me pergunta: "pai, a tua mãe ainda tá no céu?". Eu respondi de pronto: "sim". Daí ela respondeu: "então eu acho que ela morreu. Porque quando as pessoas morrem, elas vão pro céu".
   Eu sempre falei da minha mãe pra Mariana, desde quando ela nasceu. Sem pre quis que ela tivesse, mesmo que através da minha experiência, uma identificação com a sua avó. Acho triste uma criança não poder se relacionar com a avó. Pelo menos pra mim, sempre foi uma experiência muito rica, especialmente com a minha avó materna, com a qual tive uma experiência mais próxima, mas também com a minha avó paterna, que, mesmo mais de longe, sempre tive aquele sentimento que ali tenho um "colo de plantão", alguém em quem posso confiar e que sempre estará a postos para me ouvir e me ajudar.
   Queria que a Mariana tivesse uma imagem da avó dela. Que soubesse que foi uma mãe maravilhosa, uma avó zelosa (apesar de pouco tempo, "fez das tripas coração" para ajudar meu irmão e estar sempre a disposição pra cuidar da Julia). E como cuidou. E como amou aquela neta.
   Creio que consegui pelo menos que ela tenha um registro dessa avó. Ela sabe o seu nome, tem curiosidade em ver as fotos e por vezes falamos de coisas da Mariana que se parecem com ela.
   Tinha um tempo em que a Mariana me pedia pra visitar a avó. Ela não entendia porque não podia estar com ela, mas acabava aceitando o fato que ela estava longe, lá no céu. Nas noites de lua minguante, a Mariana sempre que via a lua se dirigia a mim dizendo: "pai, olha lá a lua! Eu acho que é a unha da tua mãe!"
   Sempre evitei falar em morte para a Mariana. Na verdade não sabia bem como explicar isso pra ela, mas agora acho que entendi que não preciso pensar tanto em teorias elaboradas para que ela entenda certas coisas. Ela simplesmente entende "do jeito dela", como ela mesmo gosta de falar. Sei que ela não entende exatamente o significado da morte, mas não importa, ela entende que as pessoas morrem, que não se fazem mais presentes e isso acontece porque estão no céu. Isso já basta pra ela por ora.
   É maravilhoso ver como a Mariana cresce e se desenvolve e é maravilhoso ver que a Mariana é capaz de se interessar e demonstrar carinho pela avó que nem mesmo conheceu. Fico feliz como pai e como filho, pois sei que minha mãe também a conhece, a ama e está intercedendo fortemente por ela "lá por cima".

5 Comente aqui:

daniéle disse...

Muito bacana! Concordo com vc que a criança deve ter essa referência, saber como ela era, como ela iria ser se ela estivesse com a Mariana. Com certeza a Mariana vai te agradecer por isso mais tarde! As crianças são incríveis, cada uma com a sua peculiaridade, mas nos encantam e nos ensinam muito a cada dia.
Hoje como mãe fico encantada com cada desenvolvimento do Murilo.
Parabéns adorei teu post!
Bjão

Eu sei é que ...faz tempo... disse...

Lágrimas...incrivel comecei a ler e já me emocionei...aliás como na maioria das vezes quando leio o que escreves sobre a Mariana e não é a toa, tua filha é muito especial, inteligente e sensível uma figurinha...e tua mãe também sempre vai morar no coração, sempre nos recebendo com sorriso e cheia de histórias de vocês pra contar, como hoje tu faz com a Mariana...lembro que mesmo os "marmanjos" já bem crescidinhos e ela contava das bagunças nos quartos, das brigas dos guris...hahahah...e realmente se pudesse conviver hoje com a Mariana seria um presente, mas Deus te abençoou hora com a Sandra, hora com a Mariana e nem preciso falar da Clá, né (presentão do papai do Céu)...Parabéns só posso achar que o "Cara" lá de cima te ama muito!!!!!!!!!!

Kaki Ruschel disse...

Dessa vez não consegui segurar as lágrimas, e que droga, estou no trabalho... Fiascão. Mas de fato, a Mariana é impressionante. Mas isso é reflexo dos pais incríveis que ela tem. De coração, se um dia eu puder me espelhar em alguém para ser mãe, quero me espelhar em ti e na Cla. Obrigada pelos ensinamentos. Obrigada pela Mariana. Nessas horas é que entendo de onde ela tira aquele amor gratuito que ela tem por mim: do imenso amor que vocês passam pra ela. Ela é especial, assim como vocês. Amo demais e cada vez mais essa família.

Anônimo disse...

Olá Luis, realmente esse pequeninos sempre nos surpreendem...e olha são mais sábios do que imaginamos.
Abraços, Cíntia R. - GEAP

Noiva do Fusca de Gravatai/RS disse...

Tão bonito quanto a matéria são os comentários da Simone e da Kaki.
Os três estão de parabéns, digo, os quatro, tudo começou com a perguntinha da Mariana.