Sotaques do Brasil

03 setembro 2012


Amigos,

   Na semana em que passou, vivi uma experiência bem interessante. Estive na Assembléia Nacional da ANESG, associação dos empregados da GEAP, empresa que trabalho.
   Ali tive contato com pessoas de todos os estados do Brasil. De Roraima ao Rio Grande do Sul; do Amazonas à Paraíba. São muitos brasis, muitos sotaques, muitas realidades. Na mesma sala, pessoas de camiseta, curindo os perto de 20ºC, assim como aqueles de blusões e casacos, encarangados de tanto frio. Ouvi de um colega: na minha terra, baixou de 25 graus e a gente já tá morrendo de frio.
   Se o clima nos afasta, como não falar dos "idiomas". São muitos. Alguns incompreensíveis para outros. Há aqueles que falam rápido demais, aqueles que de cada cinco palavras usam quatro que só são compreendidas no lugar de onde vieram.
   Isso talvez seja o mais bonito na construção do nosso Brasil. A distância é tão grande, as realidades tão diversas, os sotaques tão diferentes, porém, fomos capazes de nos mantermos unidos. Quando tudo nos divide, há um sentimento que nos une. Não tenho bem certeza o que é. Fico tentando nominá-lo, mas não consigo.
   O que posso dizer é que, mesmo em uma amostragem pequena naquela assembléia, fomos capazes de respeitar o outro, driblar o vocabulário e construir um discuso único, com divergências aqui e ali, mas um entendimento só.
   Fiquei muito feliz em conhecer cada um e, em cada um que ali conheci, reconhecer um pedaço do significado do nosso povo, da nossa história e da construção de um país, que sem sombra de dúvidas, é o país que tem a maior riqueza cultural do mundo e, por isso, é o país que tem o maior potencial de desenvolvimento nesse mundo sem fronteiras que a revolução da informação vem nos proporcionando.
   Que sejamos capazes de reconhecer essa força e, em uníssono, lutar pelo crescimento do Brasil, mas, fundamentalmente, pelo crescimento do povo brasileiro.

1 Comente aqui:

Anônimo disse...

Boa Noite Felipe!

É na diversidade que se forma a unicidade. abraços - Valderi.