Advento

30 novembro 2011


   O Advento marca o início do Ano Litúrgico para a igreja católica. Advento significa chegada. É a expectativa da chegada de Cristo que celebramos nesse tempo.
   No Evangelho desse domingo Jesus faz um apelo: vigiai! (Mc 13,37). No Angelus do dia 27/11/2011, o Papa Bento XVI, comentando essa palavra disse: é um apelo salutar a recordar-nos que a vida não tem somente a dimensão terrena, mas é projetada rumo a um "além", como uma muda que brota da terra e abre-se para o céu. Uma muda pensante, o homem, dotada de liberdade e responsabilidade, pelo que cada um de nós será chamado a dar conta de como viveu, de como utilizou as próprias capacidades: se as reteve para si ou as fez desfrutar para o bem dos irmãos.
   Notem que o apelo a que se refere o Papa é uma advertência muito importante e que devemos refletir com profundidade. Vigiai! Somos livres e responsáveis pelo o que fazemos de nossas vidas, porém, importante que utilizemos esses dons para o bem de todos. Mais do que isso, é preciso que fiquemos atentos, vigilantes, para que as nossas obras sejam de fato na construção do amor, na construção do bem de todos e não apenas na satisfação de nossas vaidades. Vigiar para que a nossa vaidade seja abafada e que nossos atos sejam verdadeiramente na construção do reino de Deus, esse reino que está prestes a receber seu rei, Jesus Cristo. Nós somos responsáveis por abrir o caminho para que Deus reine nos corações de todos, que o amor reine soberano no coração da humanidade. Por esse motivo, o tempo do Advento é também um tempo de conversão, pois precisamos começar a preparar o caminho dentro do nosso próprio coração, rejeitando tudo aquilo que nos afasta do amor, que nos afasta de Deus.
   O tempo do Advento é um tempo de esperança, porque Cristo é a nossa esperança e Ele está chegando para viver no meio de nós, para ser o senhor de nossas vidas. Não um senhor que nos aprisiona ou que nos impõe sua vontade, que nos mete medo e nos faz submisso através dele, mas um senhor que promove aquilo que há de melhor em cada um, que nos faz caminhar ao seu lado irradiando esse amor para os que nos cercam, que nos acolhe com um gesto ou uma palavra. Um senhor que na verdade é Pai, é amigo. Nas palavras do Papa: O Tempo do Advento vem a cada ano recordar-nos isso, para que a nossa vida reencontre a sua justa orientação, em direção ao rosto de Deus. O rosto não de um "patrão", mas de um Pai e de um Amigo.
   Que a espera dessa chegada seja vivida com alegria e que permaneçamos vigilantes à espera de Cristo.

1 Comente aqui:

Carlos Eugênio Schuch Colvara disse...

Verdade, vigiar e fazer o bem a todos os irmãos e ter Jesus Cristo em nossas mentes e corações e curtir o seu aniversário...!!!