Pilotando novas amizades

26 outubro 2010



No último domingo vivenciei uma experiência diferente. Fui auxiliar meu irmão na direção de provas de automodelismo em Portão. Estava meio receoso em ficar o dia inteiro olhando aqueles "carrinhos". Porém, como o Guto sempre falava do local e das pessoas, eu resolvi aceitar o convite.

É claro que o lugar é realmente maravilhoso, que as corridas são muito divertidas, que tudo é muito organizado, mas o que eu quero comentar não é sobre as corridas ou sobre os carros; quero comentar sobre as pessoas, sobre a forma com que se relacionam, a forma como me receberam.

Fiquei muito impressionado com a forma com que as pessoas que estavam envolvidas nas provas se relacionam. Em primeiro lugar, fui muito bem recebido por todos. Sabemos que grupos que se conhecem a bastante tempo e convivem muito tempo juntos, por vezes acabam sendo muito fechados e avessos a que pessoas estranhas ao seu mundo "invadam" o seu espaço. Lá não, todos me receberam como se eu fosse um velho conhecido.

Interessante observar que tudo se desenvolve em um ambiente muito familiar. Quando digo familiar, quero dizer que são as famílias mesmo que estão trabalhando juntas. Pais e filhos, esposos e esposas, namorados e namoradas, sendo que, da mistura dessas famílias todas, se constroi uma única família, com divergências, algumas discordâncias, como toda a família, mas, na maioria do tempo, em harmonia.

O mais interessante é que todos se ajudam. Por vezes alguém deixa de trabalhar no seu carro pra ajudar algum outro que está com um problema mais difícil de resolver. Um deles é piloto profissional, mas, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, ele ajuda todo mundo a acertar melhor o seu carro, dá dicas, "bota a mão na massa". Ou seja, o importante não é chegar em primeiro lugar, mas que todos tenham condições de participar e se divertir. Claro que é um competição amadora e a maioria lá não vive disso, mas ainda assim competição é sempre competição.

Enfim, esse pessoal forma uma turma muito legal. Já conversei com a Clarissa e falei pra ela que, assim que der, eu quero levar ela e a Mariana pra conhecer o lugar e as pessoas.

1 Comente aqui:

Carolina disse...

Muito legal este post!!Mais uma forma de incentivo para esses pilotos e suas famílias que demonstram tanto amor pelo que fazem!!Parabéns!