E tem gente que gosta do calor!!!

04 fevereiro 2010


Os últimos dias tem sido muito complicados para quem mora aqui no "paralelo 30", também conhecido como Porto Alegre. Aliás, depois desses dias poderíamos rebatiza-la de Forno Alegre. A onda de calor, creio eu, jamais vista por aqui. Pelo menos com tantos dias seguidos de temperaturas próximas aos 40ºC. Dizem que desde 1958 não há um começo de fevereiro tão quente. Mas será que se fala do pico de temperatura ou da média de temperatura desses dias?

Um dos sites mais visitados no mundo quando o assunto é tempo - http://www.accuweather.com/ - no dia de ontem, 03/02/2010, indicava Porto Alegre como a cidade mais quente do planeta. Ou seja, em nenhum pedacinho de chão em todo o planeta terra, no dia de ontem, sentiu-se mais calor do que aqui. A máxima foi de 39ºC com sensação térmica de 44ºC. É duro não? Na verdade eu diria que não. Duro mesmo será se for confirmado o que o mesmo site prevê para o sábado (06/02/2010). Lá está escrito que a sensação térmica prevista para o sábado em Porto Alegre deverá ser de 51ºC. Sabem o que é isso? Eu não.

Fico pensando. E aquelas pessoas que não tem condições de ter um ar-condicionado? E aquelas que não podem nem mesmo ter um ventilador? E aquelas que nem mesmo luz elétrica tem? Como ficam as pessoas que estão nos presídios superlotados? Aqueles que trabalham em locais como o Mercado Público, por exemplo, que não conta com refrigeração? O gari que passa o dia no "olho do sol" limpando as porcarias que não tivemos a educação de colocar no local onde deveríamos, no lixo?

De outro lado vemos a situação de São Paulo, por exemplo. Já são mais de 40 dias de chuvas, alagamentos, deslizamentos de terras, mortes, vidas perdidas, famílias destroçadas, sonhos aniquilados que passam por nós despercebidos em forma de estatística.

Vimos a pouco as grandes nevascas na Europa. Mais mortes, mais destruição.

É a natureza vingativa ou apenas a natureza em seu ciclo natural? Ou somos nós que nos imaginamos onipotentes e queremos ter controle sobre tudo, inclusive daquilo que notadamente não temos como controlar? Imaginamos que tudo tem explicação, que toda "verdade" pode ser percebida, que nossa ciência tudo pode compreender. Será mesmo que somos seres tão capazes de tudo como pensamos? Será que um pouco de "calma e canja de galinha", como diriam os antigos, não são mais necessárias em nossas vidas? Será que durante nossa história andamos utilizando a nossa ciência para benefício do planeta, dos seres humanos e outras criaturas que o habitam, ou apenas para o interesse de "super seres humanos", que podem mais, que merecem mais, que são mais que outros?

Sei lá, são muitas questões. Minha cabeça está fritando. Literalmente!!!

2 Comente aqui:

Unknown disse...

Puxa zuzu, mesmo aqui em Congelanópolis, quer dizer, Invernópolis, quer dizer, Veranópolis, a coisa tá feia....

Minha receita é suco de cevada o quanto mais gelado possível, na medida de 1 para 1 com relação à volemia ( quantidade de sangue).

Então, um homem com 70 kg tem em média 5 L de sangue, que é uma medida razoável de Ceva gelada por noite para aguentar o calor...

No resto do dia, o ar condicionado deve amenizar o calor...

Abraços, hehehehe

Endrigo disse...

Aqui em Pelotas a coisa não está tão feia, mas também nem um pouco bonita. Na praia do Laranjal tinha vento, porém era tão quente que não valia a pena a ventilação. Acho que temos que ver o lado positivo das coisas. O que seria do branco, se não fosse o preto? O que seria do doce, se não fosse o amargo? O que seria do inverno, se não fosse o verão? Tenho sorte de morar no sul, pois temos, literalmente, quatro estaçõs do ano. Aposto que todo mundo, em algum momento do mês de julho deve ter pensado: "Ha, como seria bom um calor de 40ºC!!". Ontem muitos pensaram: "Que saudade da minha lareira e da minha estufinha!!" Por esta ótica me sinto um privilegiado em comparação ao pessoal lá de cima, que passam todo o ano acima dos 25ºC. Felipe, quanto aos males que temos causado a Terra, natureza vingativa, ciclo natural, ainda estamos engatinhando no conhecimento de nossa planeta, sabemos muito pouco sobre o efeito estufa (apesar do Al Gore se achar um grande cientista!!!). Vejam que as temperaturas atuais sempre são referenciadas como "as mais altas desde a década de ...", ou seja, já houveram situações piores no passado e muitas delas nunca vamos ficar conhecendo, pois na época não sabíamos como medir temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, etc. Bom, chega de comentários, pois ultimamente tenho suado muito só de pensar!!