Foi dada a largada para 2010

25 fevereiro 2010


O ano de 2010 finalmente começou! As escolas de samba já fizeram seu show, as indústrias de camisinhas fizeram o seu pé de meia, a novela das oito continua fazendo apologia à traição entre marido e mulher e assim caminha o ano de 2010, triunfante na avenida.

Porém, esse ano é diferente. São apenas dois assuntos a serem assuntados durante o ano: Copa do Mundo e Eleições. Alguém tem dúvida disso?

Eu ando ansioso para saber algumas coisinhas sobre a eleição. Queria saber, afinal, como será o comportamento da Dilma falando com a sua própria boca, já que até agora quem fala as suas palavras são o nosso presidente e o seu carisma de dar inveja a qualquer celebridade global. Queria saber também se terá adversário, pois até agora ninguém teve coragem de mostrar a cara e abertamente, como vem fazendo a Dilma, entrar no debate das eleições. Como será? Será que Dilma conseguiu pegar um pouco do carisma do Lula? Será que Serra aprendeu a demonstrar alguma simpatia pelo povo? Será que será uma eleição diferente, sem candidatos populares? Quem sabe?

Gostaria de ver também se o povo tem aprendido a escolher seus representantes. Se aprendemos a não ver apenas a "carcaça" de quem está na condição de candidato ou se temos a capacidade de compreender seus projetos, suas propostas e mais adiante cobrar que as cumpram com maior rigor. Será que iremos votar para deputado porque o cidadão é bonitinho, bem arrumado e fala bem? Será que vamos votar no candidato a deputado que inventar o melhor jargão? Beleza? Será que vamos votar no candidato a deputado só porque ele nos faz rir com as palhaçadas que faz na TV ao dar a previsão do tempo? Será que vamos votar no candidato a deputado porque ele tem uma banda de rock?

Não sei, penso que tem um trechinho de uma música do Padre Fabio de Melo que se enquadra bem nisso que digo. Ela diz mais ou menos isso: "Tu enxergas o profundo e eu insisto em ver a margem; quando vez o coração, eu vejo a imagem." Não é isso que fazemos quando votamos? Enxergar a margem? Ver apenas a imagem?

É hora de mudar! E, apesar de não ser dos maiores fãs do nosso ex-governador Colares, gostaria de deixar aqui um versinho que esses dias escutei ele recitando no rádio e que diz ser de sua autoria: "o voto é a tua única arma; põe o teu voto na mão; faz a tua revolução".

1 Comente aqui:

Arq. Ari Acioli disse...

Felipe, esse ano realmente o clima vai esquentar na política. Mas dessa vez acho que vai ter um tom diferente o embate.
Digo isso, porque está saindo um presidente com esmagadora aprovação (nacional e internacional). Isto tende a nivelar por cima, pois ninguem vai querer entrar pra dar pra trás o país.
Outra: a Marina da Silva, que eu acho muito íntegra (não é dito que eu vote nela) já está dando o seu recado por aí. Hoje ela deu uma bela entrevista na CBN, e também em outros canais de rádio e tv.
Vamo pra frente, Brazucas!!!!