Dia dos Pais

13 agosto 2012


   Eu gosto muito de escrever, mas o mais interessante é poder revisitar aquilo que escrevi e me dar conta que algumas coisas estão divorciadas do tempo, pois são válidas em vários momentos da vida.
   Ontem me emocionei bastante com o testemunho do meu irmão (Dudu) com a sua nova filha (minha nova sobrinha), que apesar de já adolescente, o escolheu para chamar de PAI. A partir daquela partilha através do Facebook, lembrei de duas coisas que escrevi aqui no meu blog. Uma delas um poeminha singelo que fiz pra um amigo quando sua filha nasceu; a outra, um trecho de uma reflexão que fiz para o dia dos pais em 2010. Aí vai.

Amar na vida
Amor que vai
Amar essa vida
Amor de pai

Abaixo o trecho que mencionei:

"Estou aqui pensando sobre o significado da palavra pai. A minha idéia não é falar da etimologia da palavra, mas, como de hábito, fui procura-la no "amansa burro" e acabei me deparando com definições que creio importantes para a compreensão do real sentido de ser pai. Vejamos:
- "Homem que deu ser a outro". Aqui já logo de início há uma definição que pra mim já diz muita coisa. Pai é aquele capaz de doar o seu ser por outro, doar-se por completo para que o outro seja, doar-se por completo pelo/para o outro;
- "Aquele que exerce as funções de pai". Ou seja, para ser pai, não basta ceder a sua carga genética, não basta dar ser a outro apenas biologicamente falando. Para ser pai, é necessário o exercício de suas funções, é necessário agir como pai, é preciso amar como pai;
- "Designação bíblica da divindade, com relação a toda a criação, esp. ao homem.".
Portanto, da análise dessas três definições do dicionário (existem outras tantas) podemos afirmar sem medo que ser pai é tanto uma "função" tipicamente humana como também tipicamente divina. A paternidade é, nesse sentido, juntamente com a maternidade, uma forma totalmente humana de experimentar algo totalmente divino.
Ser pai é compreender, mesmo que de forma inefável, as possibilidades do amor de Deus, que, de fato, não conhecem limitação alguma.
A paternidade é experimentada quando contemplamos o filho dormindo, quando respiramos o perfume peculiar que se desprende da pele do filho ou mesmo quando ao chegar em casa, ainda na dobrando a esquina, deparamo-nos com a alegria de uma criança correndo de braços abertos e gritando: "pai, paipai! O meu papai chegou!". Também experimentamos a paternidade nos momentos de dor, na hora da angústia, do medo da bruxa ou do lobo mau.
Ser pai é assim, é algo visceral, humano demais, porém, é também experiência do eterno, do divino, de Deus."
Feliz Dia dos Pais

0 Comente aqui: