Saúde, diversão, amizades, exemplo

29 março 2012


Os meus amigos mais chegados já sabem que comecei uma pequena revolução na minha vida: decidi cuidar um pouco mais da minha saúde. Para isso, comecei a caminhar (em um primeiro momento) e agora estou correndo. Corro cedo da manhã pelas ruas da Vila Nova em Porto Alegre.

O interessante é que hoje, algumas semanas após eu começar a fazer isso com regularidade, descobri novos ganhos dessa minha postura. Além da saúde, algo que já verifico melhora no meu dia-a-dia, ganhei uma atividade que me diverte e ainda é capaz de gerar novas amizades, além de aproximar ainda mais as amizades já existentes.

Descobri uma atividade que me traz ganhos diferenciados. Pensem comigo: ganhei em torno de 40 minutos do meu dia para ouvir boa música, respirar ar mais puro, conhecer novos lugares da minha cidade, pensar sobre a vida, sobre a minha vida. A corrida tem sido capaz de informar o meu cérebro sobre a minha capacidade de encarar limites, de planejar e executar novos desafios, minha capacidade de automotivação, foco, etc.

Os ganhos são também extermos. Tenho conhecido pessoas novas e pessoas que já conhecia, mas que descobri um novo vínculo. Pessoas que também tem buscado melhorar sua saúde correndo. Essa interação faz com que sejamos capazes de um tipo de motivação coletiva, que faz com que todos acompanhem todos e, assim, se motivem mutuamente. Nas competições, o que menos há é competição, mas uma grande confraternização, em que a saúde, o bem-estar físico e psíquico, a alegria de praticar um esporte e a troca de experiências é o centro de tudo.

Além disso tudo, tenho certeza que esse meu novo comportamento terá, um dia, impacto sobre as ações da minha filha e do modo que ela irá encarar o esporte e a sua saúde. Só isso pra mim já é uma enorme motivação para continuar em frente.

Inclusive já criamos uma equipe de corrida que se chama "Run Forrest Run", em que qualquer semelhança com a personagem cinematrográfica não é mera casualidade, mas isso é um assunto para outro post, assim que o http://www.runforrestrun.com.br/ esteja a pleno vapor.

E vocês, pensam o quê disso tudo?

5 Comente aqui:

John Soprana disse...

Grande iniciativa... mas com todas as motivações, lembre-se que a mais relevante é a intrínseca. Faça por você mesmo. E agora preciso encontrar as minhas motivações e seguir seu exemplo. Parabéns e persevere.

neca disse...

Não consigo me ver correndo,mesmo pq meus joelhos não permitem admiro muito vcs que fazem isso.
Mas resolvi também investir um pouco na minha saúde e no meu bem estar, iniciarei hidro na semana que vem. Já é alguma coisa.
Bjs

Ricardo Hillesheim disse...

"Que momento", como diria "Hilles". Fico extremamente gratificado e feliz por estar participando desta nova descoberta. A motivação passa entre as pessoas, pois fui correr hoje com todo o frio, pois vi que tu correste ontem. Daí não me acadelei! hehe. Tô vendo os 30 min com medo de ti já! Siga em frente, que sempre terás teus amigos na Linha de Chegada vibrando contigo!

Carlos Eugênio disse...

Mente e corpo, sano, tudo pode melhorar, tudo começa a circular melhor...!!! Este é o caminho...!!!
Antes tarde do que nunca...!!!

Carlos Eugênio disse...

Mente e corpo, sano, tudo pode melhorar, tudo começa a circular melhor...!!! Este é o caminho...!!!
Antes tarde do que nunca...!!!