Porto Alegre do meu coração

23 março 2011


Nessa semana (26/03) Porto Alegre comemora seus 239 anos. O Porto do Viamão, que foi Porto do Dorneles, Porto de São Francisco dos Casais ou Porto dos Casais e depois freguesia Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. Talvez por essa mania Portoalegrense de abreviar tudo, tenha virado apenas Porto Alegre.

Porto Alegre é a minha cidade do coração, já que sou natural de Pelotas. Porto Alegre da minha alegria, da minha história, dos meus amores, dos meus frutos, da minha vida. Porto Alegre da brisa suave da beira do rio, das manhãs de domingo passando um mate na grama verde da Redenção, do grito de gol no Beira-Rio, do chopp gelado nas calçadas da Cidade Baixa, da vida agitada da Rua da Praia.

Minha cidade tem o cheiro da poluição dos carros do Centro, mas tem também o ar puro do Morro do Osso. Minha cidade de concreto e a frieza dos prédios é também capaz de mostrar a beleza do pôr-do-sol do Guaíba. Minha cidade é assim: um misto de feiura e beleza, alegria e tristeza.

Porto Alegre das minhas alegrias, das minha angústias, dos meus amores, das minhas cores. Feliz Aniversário minha Porto Alegre!

Obs.: a foto acima foi tirada por mim da sacada do prédio onde trabalho em uma noite fria e chuvosa. Na foto a prefeitura e, ao fundo, o mercado público.

2 Comente aqui:

DiegoL disse...

Também aprendi a amar Porto Alegre.
Nasci em Santa Rosa, estudei em Santa Maria por algum tempo, e, hoje, vivo em Porto Alegre.
Encontro também esse paradoxo no meu dia-a-dia, da poluição quando saio para almoçar e do lindo por-do-sol da minha sacada...
Apreendi a degustar um chimarrão aqui na Capital! Conheci o amor da minha vida, casei e sou feliz aqui neste Capital!
Viva PoA!
Ah, linda foto Zuzu, fantástica, gosto das fotos noturnas!!!

Abração, Diego

Agnes disse...

Linda foto! Amo minha cidade...