Salvem as baleias e os homens!!!

27 agosto 2010


Durante essa semana aqui no Rio Grande do Sul o assunto mais comentado foi a baleia Jubarte que encalhou no litoral norte. Vimos muita gente penalizada com a situação daquele animal, mesmo sem entender bem qual seria o motivo dela estar por aqui nessa época. Eu mesmo não entendo. Li que é uma rota para a Bahia. Alguns dizem que ela não está na idade de reproduzir, portanto não deveria estar por aqui. Outros ainda dizem que por vezes elas se retiram exatamente para morrer. Não sei bem e nem é este o motivo do meu post.

Na verdade tenho pensado muito sobre essas coisas e sobre as nossas reações frente a episódios como esse. A capacidade de mobilização de pessoas e recursos para "salvar" uma baleia nessa situação, o espaço na mídia que é reservado para fatos como esse e o sentimento das pessoas em relações a esses pobres animais que passam por situações como essa.

O que me incomoda é que não temos essa mesma capacidade de indignação e de mobilização quando o assunto é "salvar" homens. Somos capazes de assistir no dia-a-dia pessoas "encalhadas" nas esquinas, debaixo de folhas de jornal e caixas de papelão sem nem mesmo ficarmos incomodados. Por vezes até mudamos de rumo e atrvessamos a rua para não sentir o mau cheiro ou porque provavelmente se tratem de bandidos prontos para levar as nossas coisas, o nosso patrimônio.

Fico pensando. Por que não somos capazes de reagir contra o fato de todo o dia encontrarmos milhares de homens, mulheres e crianças "encalhadas" nas esquinas de nossas vidas? Por que não temos manchetes nos jornais todos os dias? Por que não somos capazes de rapidamente mobilizar pessoas e dinheiro para a missões de salvar homens? Não são eles nossos irmãos? Não devemos amar o próximo? Não são estes nosso próximo?

Não sei bem o que fazer e como fazer, mas creio que precisamos pelo menos começar a discutir esse assunto. Não dá mais pra conviver comigo mesmo, amar minha mulher, minha filha, meus amigos e ao mesmo tempo desprezar outros seres humanos e aceitar que sejam tratados sem nenhuma dignidade, sem nem mesmo compaixão. Me ajudem, digam algo!

3 Comente aqui:

Meire disse...

Estou na mesma condição que a sua. Domingo o pastor falou justamente sobre isso: "Tive fome e NÃO me deste o que comer..." Ainda estou com essas palavras no coração, pensando em Lamentações 5:21.

Lembra dessa canção? "... Seu nome é Jesus Cristo e está sem casa
E dorme pelas beiras das calçadas
E a gente quando vê aperta o passo
E diz que ele dormiu embreagado..."

Gui KK disse...

Caro Felipe, compartilho da sua angústia frente ao descaso da nossa sociedade em relação à injustiça social e falta de respeito ao ser humano. Coisas simples realizadas por cada um podem fazer a diferença, o problema é que as pessoas pensam que os outros ou "alguém" é que precisa resolver o problema. É preciso atitude ao fazer nossas escolhas, e não adianta só eu e você, todos temos que agir da mesma forma, senão não funciona.

Veja os 11 mandamentos utilizados pelo prefeito de NYC para combater o cancer ético no campo político-econômico-social, já seria um excelente caminho:

01. Você acha um absurdo a corrupção da polícia?
Solução: NUNCA suborne nem aceite suborno!

02. Você acha um absurdo o roubo de carga, até mesmo com assassinatos dos motoristas?
Solução: EXIJA a nota fiscal em TODAS as suas compras!

03. Você acha um absurdo a desordem causada pelos camelôs?
Solução: NUNCA compre nada com eles! A maior parte de suas >mercadorias são produtos roubados, falsificados ou sonegados.

04. Você acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?
Solução: NÃO compre nem consuma drogas!

05. Você acha um absurdo o enriquecimento ilícito?
Solução: Denuncie à Receita Federal aquele vizinho que enriquece >repentinamente. Não o admire, repudie-o.

06. Você acha um absurdo a quantidade de pedintes no sinal ou de >flanelinhas nas ruas?
Solução: NUNCA dê nada.

07. Você acha um absurdo que qualquer chuva alague a cidade?
Solução: Só jogue o LIXO no LIXO.

08. Você acha um absurdo haver cambistas para shows e espetáculos?
Solução: NÃO compre deles, nem que não assista ao evento.

09. Você acha um absurdo o trânsito da sua cidade?
Solução: NUNCA feche o cruzamento.

10. Você acha um absurdo o poder e a influência econômica de países estrangeiros ?
Solução: Prestigie a indústria brasileira, dentro do que lhe seja possível.

11. Você está indignado com o desempenho de seus representantes na política?
Solução: Nunca mais vote neles e espalhe aos seus amigos seu desalento e o nome dos eleitos que o decepcionam.

Anônimo disse...

Bah! Felipe tenho essa mesma sensação..meu consultório é na Getúlio perto do Zaffari e seguido vou ali comprar coisas ou mesmo só passo ali...sempre esta no mesmo lugar uma mulher com duas crianças, sempre com pouca roupa para o que o tempo exige, aí me pergunto cadê nossas conselheiras tutelares??? Aquele fato ocorre sempre, todos os dias e nada acontece!! Que sensação de não poder...que mundo estamos criando para nós e nossos filhos???Geórgia