Dia dos meus amigos

20 julho 2010


Hoje fui surpreendido logo pela manhã com muitos abraços e desejos de um feliz dia do amigo. Fiquei contente, é claro, mas comecei a pensar: afinal, o que significa ser amigo de alguém? E mais: quem são os meus amigos?

Tenho essa mania de ficar tentando encontrar significados para as coisas, tentar entender tudo que vejo, o que ouço, o que sinto. Nem sempre é possível. Confesso até que são poucas as vezes que consigo, com clareza, determinar os significados e identificar as suas consequências na minha vida.

Pensei em muitas pessoas e no que significam pra mim, na minha vida, na minha história. Lembrei de muitas coisas que já li ou já ouvi sobre este assunto. Lembrei dos livros e dos filmes que assisti. Fiquei aqui destrancando baús escondidos em todo canto do que eu sou.

De cara defini algumas coisas: 1) não me parece que os amigos são aqueles que me dão tapinhas nas costas, os que concordam sempre comigo, os que me "jogam confete"; 2) o fato de que alguma pessoa tenha me dito algo difícil e doloroso de aceitar não necessariamente o retira da condição de meu amigo; 3) é muito possível (até provável) que alguém seja capaz de brigar comigo com a intenção de me encaminhar para a felicidade; 4) critérios matemáticos, como por exemplo, o tempo não são determinantes para o significado da amizade.

Foi então que lembrei de uma frase, acho que foi dita pelo Padre Fábio de Melo, mas posso estar enganado. Dizia mais ou menos isso: "amigo não é aquele que te ampara na desgraça, mas aquele que suporta a tua felicidade". Não tenho bem certeza do que realmente penso sobre essa frase, mas preciso aceitar que algumas coisas realmente fazem sentido. É perfeitamente possível aceitar que alguém (a menos que acometido de alguma patologia que afete à psique) ao ver o sofrimento alheio, mesmo que seja seu inimigo, seja capaz de compadecer-se do seu sofrimento. Porém, me parece, em princípio, que o inimigo realmente não é capaz de suportar a felicidade de seu oponente. Assim, em uma primeira leitura, o argumento me parece aceitável.

Lembrei também de um filme que assisti (Na Natureza Selvagem) em que um jovem desiludido com os homens (seres humanos) resolveu se isolar do mundo. Porém, por mais estranho que possa parecer, a sua jornada até o isolamento na verdade o fez se tornar cada vez mais próximo da humanidade, sendo que seu legado foi a seguinte frase: "a felicidade só é verdadeira quando compartilhada".

Dessa forma, comecei a compreender algumas coisas importantes para encontrar o tal significado da amizade: amigo deve ser alguém capaz de ser verdadeiro comigo o tempo todo, mesmo que isso signifique ter que me dizer coisas desagradáveis aos meus ouvidos; amigo deve ser alguém que se felicite com a minha felicidade; amigo é aquele que é feliz porque sou feliz, pois compartilhamos essa felicidade.

Não sei bem ao certo determinar o significado de ser amigo, mas também aprendi que sei bem sentir ser amigo.

Portanto, meu amigo, espero ser na tua vida alguém capaz de enfrentar os momentos de tormenta, não apenas lhe afagando, mas remando ao seu lado. Espero estar presente nas tuas conquistas, celebrando contigo e compartilhando a tua felicidade.

Para nós, um feliz dia do amigo

2 Comente aqui:

Poliana Flores disse...

Lindo, Zuzu! Simplesmente amei o que tu escreveu.
Compaixão eu tenho até pelo meu gato, hahahaha, mas só me alegro com as realizações dos meus amigos de verdade!!
Com as tuas eu me alegro e MTO!!!
te amoooo!!!!

Camile disse...

Incrível né, teu texto acaba indo de encontro ao que eu postei.

Realmente é complicada essa definição de amizade.

E estar a procura de definições e significados é muito difícil...

Abç

Camile