Por que as crianças não têm direito à música boa?

13 abril 2010



Engraçado! Eu e a Clarissa estávamos, ontem, comentando como as crianças de hoje têm dificuldade de ouvir música infantil de boa qualidade. Não há mais música infantil de boa qualidade sendo feita nesse país, pelo menos não tem nenhum tipo de apelo de mídia.

Lembro que tínhamos essa obra prima do Chico Buarque que coloco a capa do LP aí em cima: "Os Saltimbancos". Uma história fascinante de quatro animais maltratados e desprezados por seus donos, que resolveram se unir e ir pra cidade grande formar uma banda. As músicas são maravilhosas: "au, au, au, iaicó. Miau, miau, miau, cocorocó. O animal é tão bacana. Mas também não é nenhum banana". Lenbram disso?

Lembro dos LPs da "Arca de Noé" do Vinicius de Moraes. "Casa de Brinquedos" do Toquinho. Existiam grupos de crianças cantando músicas para crianças, vejam só: Balão Mágico, Trem da Alegria. Era muito farta e de qualidade a produção musical para o público infantil.

Não sei bem o que houve, mas me parece que de repente alguém resolveu que criança não precisava de música inteligente, de poesia. Qualquer coisa valia. Qualquer porcaria. Tivemos por aí que aguentar a voz insuportável de "rainha" dos baixinhos e suas ajudantes "gostosas" que também não cantavam nada. Angélicas, Maras Maravilhas, etc.

Hoje em dia está muito complicado. Temos aqui no Rio Grande do Sul o Beto Hermann com boa música. Tem o Palavra Cantada do Paulo Tatit e Sandra Peres que tem músicas geniais. Helio Zinskind e suas músicas bem brasileiras do Cocoricó, cantadas por galinhas bem caipiras que vivem em um pequeno sítio no interior do Brasil.

É que saudades da boa MIB - Música Infantil Brasileira! Vocês não sentem isso? Concordam? Lembram de mais alguma coisa interessante que não citei? Digam alguma coisa!!!

0 Comente aqui: