Mãos Talentosas

05 abril 2010



Neste final de semana veio até minhas mão um filme realmente encantador. Não é um filme excepcional por sua beleza cinematográfica. A beleza do filme, na verdade está naquilo que não é do filme. Quero dizer que o mais belo do filme não a ficção. O mais belo do filme é que a história que foi contada é uma história real, são pessoas reais e como me alegrou conhecer aquelas pessoas reais.

Sem dúvida alguma a história do Dr. Ben Carson, um grande neurocirurgião pediátrico, que com poucos anos de trabalho já tinha sido o primeiro médico a conseguir sucesso na cirurgia de separação de irmãos siameses unidos pelo crânio, é uma história por si só muito interessante e inspiradora. É claro que o fato de ser um cara humilde, simpático, carismático, mesmo depois de ser considerado o maior no seu ofício, deixa a sua história ainda mais bonita. Porém, a figura que mais me chamou atenção foi a mãe dele.

A mãe é realmente uma pessoa impressionante. Pobre, analfabeta, negra, abandonada pelo marido, mãe de dois filhos adolescentes. Ou seja, o cenário ideal para que essas crianças fossem marginalizadas, buscassem as drogas e quem sabe partissem para o crime. Não com essa mãe. Está certo que ela era analfabeta, mas não era burra. Incentivou sempre seus filhos a estudar a aprender. Ensinou-lhes a importância disso tudo. Foi firme quando preciso. Quando seu filho Ben estava mal na escola, soube prestar atenção nele e descobrir que seu problema era a falta de um óculos e não outra coisa.

O momento decisivo talvez tenha sido o dia que foi trabalhar em uma casa que tinha uma biblioteca enorme. Percebeu que a televisão estava escondida atrás de uma piha de livros e resolveu perguntar ao patrão se este tinha lido todos aqueles livros. Ele respondeu que quase todos. Ao chegar em casa, vendo seus filhos na frente da TV a desligou e deu-lhes a seguinte ordem: vocês perdem muito tempo na frente da TV. Daqui pra frente poderão ver apenas dois programas selecionados por semana e somente após terem feito o dever. Além disso terão que ir na biblioteca e ler dois livros por semana e apresentar um texto escrito sobre o que leu. Foi assim que os seus dois filhos começaram a ter gosto pela leitura e pelo aprendizado.

Duas frases daquela mãe me impressionaram muito. Ao encorajar seu filho que se imaginava inferior aos outros ela dizia mais ou menos assim: "você pode fazer tudo que os outros fazem, mas só você pode fazer melhor". A outra frase que dizia era também maravilhosa: "você tem o mundo inteiro dentro da sua cabeça, você só precisa enxergar além do que vê". Foi ouvindo essa frase que o Dr. Carson solucionou o problema que tinha para fazer a cirurgia dos siameses.

Vejam o filme e depois me contem alguma coisa.

3 Comente aqui:

Anônimo disse...

Vou ver!!!
Fiquei curiosa!!
Beijos!
Ziza

Camile disse...

Quero ver também!

Anônimo disse...

ei quem ja assistiu pode citar algumas frases para mim?