Direitos, deveres e religião

24 abril 2012


Ontem estava assistindo uns vídeos do programa Direção Espiritual do Padre Fábio de Melo (recomendo pra quem tiver tempo e interesse), em que ele falava sobre essa questão colocada no título do blog. Fiquei com vontade de escrever algo sobre isso também.

Esse é um debate que é recorrente entre os católicos e, ultimamente, um debate que tenho travado (por vezes com maior profundidade e consequência) com não católicos. O que me interessou na visão do padre foi me fazer entender que é possível compreender esse fenômeno a partir do que aprendemos desde que somos crianças.

Vejamos. Em primeiro lugar vamos situar o assunto. Estou falando sobre as pessoas que colocam os sacramentos, por exemplo, como uma obrigação. Sou obrigado a ir na missa todo domingo, sou obrigado a me confessar, sou obrigado a um monte de coisa.

Porém, a igreja católica, diferentemente do que aprendemos em nossa vida, nos dá primeiro direitos e os deveres são decorrência deles, ao contrário do que aprendemos desde criança. Explico. Quando somos criança, nossos pais sempre nos falam: "só vai comer sorvete se comer toda a comida do prato"; "só pode brincar depois de fazer o tema"; etc.

Na religião católica isso é invertido. Eu tenho o direito de participar da eucaristia, não sou obrigado, sou convidado por Jesus para partilhar de sua mesa. Jesus, na iminência da cruz, convida seus amigos para partilhar da mesa e ali institui a eucaristia. Hoje, ele continua nos convidando para participar desse mesa de amigos. Portanto, temos o direito da eucaristia e não o dever de participar da missa todo o domingo. O dever não é esse. O dever surge do direito. Tenho o direito de participar da eucaristia e, quando a recebo, surge um dever de propagar esse bem, de partilhar essa graça com meus irmãos. Assim é com a confissão, com o batismo, com o matrimônio. São direitos e não deveres.

Os direitos são fruto do amor de Deus por cada um de nós e os deveres são fruto desse mesmo amor, que nos impulsiona a partilhar desse bem com nossos irmãos.

0 Comente aqui: