Festa das crianças e de nossa Mãe "Aparecida"

11 outubro 2011

   Amanhã celebraremos duas festas maravilhosas: o dia das crianças e a festa de Nossa Senhora Aparecida. Uma instituída por decreto (a das crianças) e outra instituída pela graça. Na minha vida, essas duas festas tem um significado especial, pois não é por acaso que eu e a Clarissa escolhemos para a nossa filha o nome de Mariana. De uma certa forma, esse foi um gesto de consagração da vida da Mariana a Deus por intermédio das mãos de nossa mãe Maria. Durante todo a gravidez da Clarissa, e mesmo antes dela, sempre entregamos à Maria essa nossa vontade de ser pai e mãe, nossa angústia pelo desconhecido e nossa alegria por tê-la nos braços quando nasceu.
    Não sei quem teve a ideia de instituir o dia da criança no mesmo dia da festa de Nossa Senhora Aparecida, mas hoje vejo que a relação é direta. Afinal, se a festa é da mãe de todos nós, não há dúvida que ela colocaria seus filhos em plano de destaque de sua festa. Não é assim que as mães fazem? Somos todos as suas "crianças" e, portanto, se o dia é da Maria, não tenho dúvidas que ela diria que o dia é de suas crianças.
    Esse dia também pode ser para reflexão dos adultos, para que pensemos naquilo que talvez tívéssemos nos nosso tempos de crinaça e que talvez não devêssemos ter perdido. Hoje, lembrando a minha infância e vivendo a infância junto da Mariana, quero buscar reviver algumas coisas e tentar retomar conceitos e atitudes de antes.
    Quero ser mais alegre. Alegre para saborear a beleza da natureza, a beleza do amor que recebo e que ofereço. Alegre para cantar por aí uma música boa, para andar de balanço e sentir o vento no rosto, para estar perto de meus amigos para fazermos bagunça e falar bobagem.
    Quero ser mais destemido. Destemido em relação à vida e suas dificuldades. Destemido para enfrentar os temporais com paciência, para enfrentar o medo do escuro e dos bichos papões que me rodeiam.
    Quero amar sem limite. Amar sem pensar nas imperfeições do outro. Amar sem esperar o retorno.
    E você, fez a sua reflexão? Partilha aí com a gente.


P.S.: para os que têm dificuldades para postar comentários, eu explico. Clique no link "comente aqui", logo abaixo desse texto. Escreva seu comentário na caixa "Faça o seu comentário". Logo abaixo há opções para "Escolher uma identidade". Clique na bolinha ao lado de "Nome/URL". Escreva o seu nome no espaço que irá se abrir. Clique no botão "Publicar Comentário". Pronto!

1 Comente aqui:

Taís disse...

Adorei o post e a relação que fizestes entre a Mãe Aparecida e as crianças. Muita sensibilidade sua para perceber e valorizar essa relação em uma data em que cada vez mais as pessoas só valorizam o comércio! Parabéns